Colégio Padre Antonio Vieira

Proposta pedagógica

             Educação. Instrução. Desenvolvimento emocional. Esses são os três pilares que sustentam a nossa proposta pedagógica. Proposta que tem como objetivo promover o desenvolvimento global dos alunos por meio de um ensino de qualidade mas, também, de acolhimento e de reconhecimento das particularidades. Nossa atenção está voltada para os aspectos cognitivo, intelectual, sócio emocional e para o aprimoramento dos valores imprescindíveis na formação de cidadãos comprometidos com um mundo em constante desenvolvimento.           

            Buscamos desenvolver a autonomia de nossos alunos, criando condições para um desenvolvimento integral por meio de uma atuação pedagógica que permite a aquisição de competências de ordem física, cognitiva, afetiva, ética, de relação pessoal e de inserção social.

            Cada faixa etária recebe atenção especial no nosso colégio, levando em conta as etapas de desenvolvimento individuais e do grupo. Por meio de uma educação inclusiva, valorizamos a percepção das diferenças como meio de conscientização da importância do respeito a si próprio, ao outro e ao mundo em geral. Ao nos dedicarmos a questões como igualdade, reciprocidade e capacidade de interagir de forma cooperativa, temos como objetivo ajudar a formar cidadãos capazes de alinhar os múltiplos saberes com uma capacidade de reflexão responsável.

            Acreditamos no potencial de aprendizagem de cada criança, por isso trabalhamos em parceria com as famílias respeitando a individualidade dos alunos e estimulando sua autonomia. Aqui, a qualidade de ensino caminha lado a lado com o desenvolvimento de competências emocionais, como a formação da personalidade e da auto estima em um momento fundamental no processo de construção de identidade.

            O pertencimento a uma comunidade com essas características ajuda a preparar os jovens para a vida em sociedade para que, além da sua própria realização pessoal, também desenvolva sua responsabilidade para com os outros. Isso inclui a capacidade de tomar decisões a partir de sua perspectiva pessoal e da perspectiva do outro. Autonomia e responsabilidade estão alinhadas no processo de formar cidadãos capazes e competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades, poder interferir no meio em que vivem.

            Somada à autonomia e à responsabilidade, a criatividade é outro aspecto importante da nossa proposta pedagógica. Desde o momento inicial da formação do aluno, estimulamos a aquisição crescente da capacidade verbal e do uso da linguagem para que ele seja capaz de organizar seus pensamentos podendo discorrer livremente sobre o conteúdo aprendido. O respeito à liberdade de expressão e a atenção individualizada contribuem para que o aluno assuma o protagonismo da sua vida.

            O resultado é um ambiente de respeito, compreensão e acolhimento, propício para o desenvolvimento não apenas de uma educação de excelência mas também para a construção e valorização da autoestima e do respeito ao outro.

            Apreensão do conhecimento, capacidade de avaliá-lo e aplicá-lo adequadamente e desenvolvimento de aptidões cognitivas: nossos três pilares estão presentes no dia a dia da instituição, promovendo a educação integral dos alunos e o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o outro.

Educação como processo de apreensão e hierarquização de valores, para levar à realização do educando enquanto pessoa e enquanto personalidade;

Instrução como a capacidade de aprender e avaliar o conhecimento, aplicando-o adequadamente;

 

Desenvolvimento Emocional para a promoção do bem-estar e o desenvolvimento da sociabilidade, que levam o aluno a sentir-se parte de uma comunidade, responsável e comprometido.