Colégio Padre Antonio Vieira

Instalações

           Situado desde a fundação em 1940 em um espaçoso terreno no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Colégio Padre Antonio Vieira conta com instalações propícias para o desenvolvimento das atividades que compõem a educação integral oferecida aos alunos. Entendendo que escola e família precisam ser parceiras no processo de preparar os estudantes para a vida, cada um de nossos espaços é pensado de forma a oferecer um ensino de qualidade em um ambiente acolhedor, respeitando as individualidades e coordenando os múltiplos saberes dentro e fora da sala de aula.

            As salas de aula dos diferentes segmentos estão distribuídas por três prédios. O da frente abriga a Educação Infantil e o auditório, com varanda anexa voltada para as copas das árvores. No prédio principal estão as salas de aula, as salas de coordenação e de professores, além da área administrativa. E, na casa anexa, encontra-se o Espaço de Tecnologia e Criatividade, com salas de Artes, Laboratório de Tecnologia e Espaço Maker – ambientes voltados para o desenvolvimento dos múltiplos saberes e a valorização da diversidade cultural.

            A Sala de Artes possui materiais e ferramentas próprios para desenvolvimento de projetos que envolvam a produção/construção, já que a marcenaria hoje faz parte das habilidades propostas neste ambiente. É um local onde os alunos conseguem interagir em outra disposição e explorar sua criatividade a partir do reconhecimento da individualidade de cada um. A Sala de Artes também funciona como apoio ao Laboratório de Tecnologia/Informática para aulas de TecLab, Programação e Robótica. As disciplinas Complementares para Ensino Médio, Internet das Coisas e Automação e Processos também utilizam o laboratório.

            Faz parte de nossas instalações um auditório onde acontecem aulas de música, de literatura e apresentações diversas, quando estão reunidos grupos maiores de alunos, por série ou segmento. Mas nosso comprometimento com a educação inclusiva, o atendimento personalizado e a formação de cidadãos responsáveis ultrapassa as paredes das salas de aula, por isso a vivência de nossos alunos acontece também ao ar livre. Contamos com uma ampla área composta pelo pátio central, com mangueiras centenárias, uma área coberta onde se localiza a cantina, um parquinho com tanque de areia exclusivo para a Educação Infantil, quadra poli esportiva e campo de futebol – utilizado tanto para aulas de educação física quanto para atividades de outras disciplinas.

            A diversificação e mudança de espaço físico contribui para uma rotina mais dinâmica e interessante. Favorece a motivação dos alunos e, consequentemente, a aprendizagem. Atividades fora de sala de aula permitem outras configurações de agrupamentos de alunos e dinâmicas de grupo.

             É nesses espaços que acontecem também eventos durante os quais os estudantes compartilham com seus entes queridos momentos de descontração e conquistas. São eventos como a Manhã Pedagógica, a Festa dos Jogos, a Feira de Ciências, a Manhã Esportiva e a Festa Junina, durante os quais temos a oportunidade de estreitarmos ainda mais os valores que nos unem às famílias de nossos alunos.