Colégio Padre Antonio Vieira

Living English Program

O programa intensivo de Língua Inglesa, exclusivo do Colégio Padre Antonio Vieira, foi desenvolvido e implantado em 1999 e atende a todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O objetivo é trabalhar todas as habilidades do idioma, proporcionando a aquisição da fluência necessária para a formação integral de cidadãos preparados para o futuro.

Com significativa carga horária, que chega a 1h30min diárias a partir do 3º ano, e utilizando recursos e ferramentas lúdicas e tecnológicas adequadas às diferentes faixas etárias e que permitem uma imersão total na língua, a equipe de professores especialistas desenvolve o trabalho de forma gradativa, buscando expandir o repertório dos alunos, respeitando as individualidades e promovendo a autonomia no uso do idioma. Isso sem prejudicar as demais necessidades de conteúdo do programa de um colégio brasileiro, o que reflete a nossa preocupação com uma educação de qualidade.

Ao longo do curso, oferecemos a oportunidade do desenvolvimento das quatro competências para uso da língua:  oralidade, escrita, interpretação e compreensão – reading, writing, listening e speaking –, isto é, trabalhamos para que o aluno seja capaz de articular a oralidade e a leitura, a compreensão de vários gêneros textuais e a escrita autoral e criativa, valorizando a diversidade cultural.

O conteúdo é sempre apresentado por meio das situações vivenciadas no cotidiano, de forma a estimular um maior engajamento, despertando o interesse e a participação dos alunos nas atividades propostas, sempre com uma atenção individualizada. Nosso objetivo é encorajá-los a utilizar o idioma de forma espontânea, tanto oralmente quanto por escrito, reproduzindo uma vivência genuína da Língua Inglesa.

A partir do 6º ano, visto o desenvolvimento emocional, a maturidade e a capacidade de interagir em grupos diferentes, trabalhamos com nivelamento de acordo com o grau de conhecimento do idioma. Dessa forma, contamos com turmas mais homogêneas permitindo maior aproveitamento e aprendizagem dentro de um ambiente inclusivo e acolhedor .

Dentro da nossa visão de importância dos múltiplos saberes com destaque para o protagonismo do aluno, preparamos para os exames da Universidade de Cambridge que concede certificados de reconhecimento internacional, ferramenta essencial para os desafios de um mundo globalizado. 

A questão da precocidade do ensino da segunda língua é muito importante no desenvolvimento da criança. No colégio oferecemos o inglês desde o Maternal I, em um ambiente de acolhimento e atendimento individualizado, de forma a tornar o aprendizado muito natural.

Uma característica relevante é que, com o nosso programa, o aluno não tem necessidade de complemento de curso de inglês externo e a carga horária do programa é oferecida dentro da mensalidade e do horário regular dos segmentos.

Entenda a abordagem em cada etapa de ensino:

Espanhol e Francês

Cientes da importância da fluência em outros idiomas no mundo globalizado em que vivemos, e dentro da nossa proposta de uma educação inclusiva, o colégio oferece aos seus alunos duas línguas estrangeiras, além do Inglês. No Ensino Fundamental, as aulas de Espanhol estão na grade do 1º ao 5º ano, e as aulas de Francês do 6º ao 9º ano. Já no Ensino Médio, os estudantes retomam contato com o Espanhol. O ensino desses dois idiomas se constitui importante diferencial e tem como objetivo ampliar o universo dos estudantes, garantindo aptidões instrumentais básicas e agregando aos valores essenciais para um cidadão comprometido com sua realização pessoal e uma sociedade multicultural.

Espanhol

O oferecimento do ensino deste idioma foi extremamente inovador pois iniciou-se há muitos anos, quando as outras instituições ainda não ofereciam em sua grade curricular. Inicialmente, desenvolvemos material didático exclusivo por não haver no mercado material dedicado a essa faixa etária do Ensino Fundamental I. Como é um idioma muito utilizado, consideramos que o ensino abre as portas para a comunicação com o mundo em constante evolução.

Durante o ano letivo, ocorre a Semana da Língua Espanhola, com apresentação de atividades lúdicas e expositivas que objetivam estimular os alunos a praticar o idioma, vivenciar a cultura dos países hispanofalantes, contemplando curiosidades relativas a festividades, músicas, filmes e culinária, de modo que se possa mostrar a diversidade cultural dos povos que falam espanhol pelo mundo.

No Ensino Médio o aluno volta a estudar o Espanhol também como preparação para exames de final de curso, inclusive internacionais. No exame do ENEM é possível o candidato fazer a escolha entre Inglês e Espanhol como segunda língua.

Francês

Como parte do nosso comprometimento com uma educação integral que prepare o aluno para a vida, oferecemos o ensino do Francês  nos quatro anos do Ensino Fundamental II. A carga horária de Francês é compatível com curso extracurricular, buscando desenvolver aptidões que fazem parte de uma formação integral e inserida nas exigências do mundo atual.

O ensino do Espanhol e Francês tem carga horária menor que o ensino do Inglês, mas que apresenta um desenvolvimento consistente do aprendizado da pronúncia, compreensão de texto e ampliação do vocabulário. O ensino desses idiomas faz parte da nossa proposta pedagógica de uma educação de excelência, que busca capacitar nossos alunos a se comunicarem com o mundo utilizando as ferramentas e recursos necessários para exercer o seu protagonismo.