Colégio Padre Antonio Vieira

Ensino Médio

Proposta do Segmento

No Ensino Médio o jovem começa a trilhar seu caminho para a vida adulta. Esta é uma etapa que favorece seu aprimoramento como ser humano, como cidadão, incluindo a formação ética, o fortalecimento dos valores morais e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Consolidando e aprofundando os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, nossos alunos são levados a continuar desenvolvendo as competências essenciais a uma educação integral, dando prosseguimento aos seus estudos em níveis mais elevados dos múltiplos saberes. Além disso, comprometidos com a formação de cidadãos responsáveis em um mundo em constante transformação, entendemos a importância que as habilidades socioemocionais tão importantes aos relacionamentos interpessoais e à inserção no mundo do trabalho tem no processo de aprendizagem.

Preocupados com a trajetória do nosso aluno no campo profissional e respeitando as individualidades de cada um, oferecemos disciplinas complementares que funcionam como eletivas, permitindo ao aluno fazer escolhas desde a 1ª série e enriquecendo sua formação. O uso dos recursos e conhecimentos tecnológicos também estão presentes no dia a dia, tanto na sala de aula quanto em outros espaços do colégio.

Os projetos e eventos pedagógicos que fazem parte do calendário do colégio fazem parte de uma educação inclusiva e incentivam a atuação dos alunos como principais atores, possibilitando assim que trabalhem com autonomia, independência e liberdade de expressão.

A preparação para os exames de final de curso – ENEM e Vestibulares – também faz parte da formação integral nas séries do Ensino Médio. Por ser um momento de muitas dúvidas e desafios, nosso propósito é oferecer um ambiente de acolhimento que ajude nossos estudantes a atingirem seus objetivos, estando aptos a ingressarem nas carreiras e instituições que desejarem. Nessa fase são apresentados todos os conteúdos previstos para esse nível de ensino, além da realização de provas e simulados específicos de diferentes modalidades.

Durante o Ensino Médio acontece também o Projeto de Informação Profissional, que tem por meta auxiliar os alunos nas difíceis escolhas que terá pela frente, como carreira e instituições de nível superior.

Sistema de Avaliação

A verificação do rendimento escolar como recurso pedagógico reconhece os progressos de cada aluno avaliando e não apenas medindo o seu aprendizado. No Colégio Padre Antonio Vieira, as provas, testes e arguições orais analisam a organização do pensamento, a elaboração criativa dos conteúdos aprendidos e a capacidade de expressão verbal. 

Horário

Horário: 07h às 12h20*

* Os alunos do Ensino Médio também têm carga horária à tarde. Confira os horários:
1ª série: terça-feira das 13h20 às 15h50 e quinta-feira das 13h20 às 15h;
2ª série: terça e quinta-feira das 13h20 às 15h50;
3ª série: terça, quarta e quinta-feira das 13h20 às 15h50.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Inglês

No Ensino Médio, nosso programa de Língua Inglesa é focado em preparar os alunos para as provas de ENEM e vestibular. Assim, as habilidades de leitura, compreensão de texto, gramática e vocabulário são as mais exploradas na revisão dos principais conteúdos do Ensino Fundamental, levando em conta as individualidades de cada aluno.

Atividades e projetos em grupos incrementam o processo de aprendizagem e prática do idioma, de forma significativa, enquanto ainda promovem habilidades interpessoais visando à formação de cidadãos preparados para os desafios futuros.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Exame Oral

Desde o 1º ano do Ensino Fundamental, todos os alunos do Colégio Padre Antonio Vieira participam das Provas Orais que, de acordo com o Sistema de Avaliação, compõem a média do 3º período.

Por meio dessa prática pedagógica, os professores podem, além de verificar a aquisição do conhecimento específico, avaliar e aprimorar a organização do pensamento do aluno, sua capacidade de reflexão, de síntese e seu raciocínio sobre os temas trabalhados.

Os estudantes aprendem a diferenciar o essencial do acidental, o principal do secundário e, a partir da metodologia proposta, desenvolvem recursos para dissertar oralmente, de forma clara e utilizando vocabulário adequado. Esta prática foi implantada pelo Prof. Décio Werneck e se mantém, desde a fundação, na sólida base pedagógica do colégio, que prima por uma educação inclusiva e de qualidade.

Atividades Extras