Colégio Padre Antonio Vieira

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Independência do Brasil

Desde a fundação do Colégio, a comemoração da Independência faz parte do calendário de atividades pedagógicas. Nesta ocasião, todos os alunos estumarcada pela apresentação de trabalhos dos alunos sobre um tema que tenha a ver com a realidade brasileira, desde o Ensino Fundamental ao Médio.

A intenção é não somente levar à reflexão e ao desenvolvimento crítico e da cidadania nos alunos, uma vez que as atividades buscam estimular a criação intelectual, mas também homenagear um dos fundadores, Décio Werneck, criador das apresentações, por considerar os trabalhos peças importantes do processo pedagógico.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Festa dos jogos

Realizada anualmente desde 1941, a Festa dos Jogos é um evento tradicional do colégio que conta com a participação de todos os alunos. Mais do que um conjunto de provas esportivas – com competições de futebol, vôlei, handebol e basquete, é uma prática pedagógica que tem por objetivo celebrar o desenvolvimento do espírito esportivo e ensinar a lidar com as vitórias e as derrotas.

Promovida sempre no mês de outubro, reúne todos os alunos, professores e funcionários. Durante a festa, os estudantes enfrentam-se em dois times: o Azul e o Vermelho, em que participam alunos desde a alfabetização até o Ensino Médio. Com as atividades, procura-se despertar em cada aluno a responsabilidade sobre suas próprias ações e o sentimento de proteção dos mais velhos para com os mais jovens.

Para terminar, uma grande festa, com direito a uma partida de futebol entre alunos e ex-alunos, deixa a sensação de que, mais do que um campeonato, a Festa dos Jogos é uma celebração ao companheirismo e um momento de confraternização.

Confira as fotos da Festa dos Jogos! (Link para fotos?)

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Concurso de contos

Desenvolver as habilidades da escrita e da leitura é o principal objetivo do concurso, feito de uma forma lúdica e atraente para os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os alunos inscrevem seus contos, que são lidos e avaliados por um júri formado por alunos e professores. Os escolhidos são expostos na escola, como forma de exibir a multiplicidade de olhares e os diferentes estilos literários, incentivando a intimidade dos alunos com o ato de escrever e criar.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Coração de Nossa Senhora

Dentro da tradição católica da instituição, a Festa de Coroação de Nossa Senhora é um dos momentos mais importantes do ano letivo. Realizada no mês de maio, desde a fundação do Colégio, é uma solenidade em que representantes de todas as turmas levam a coroa para ser colocada na imagem de Nossa Senhora. A cerimônia também conta com a presença de professores, da diretoria e até de ex-alunos.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Feira e seminário de Ciências

A experimentação é a forma mais efetiva de familiarizar os alunos com o cotidiano da Ciência. Pensando nisso, o evento tem como objetivo fazer com que os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio vivenciem na prática o conteúdo da disciplina através da pesquisa e da aplicação. O resultado destas pesquisas é apresentado na forma de uma feira, com seminários de temas variados.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Maratona de matemática

Estimular o interesse e mobilizar os alunos em torno da matemática é o principal objetivo desta atividade, que acontece sempre em agosto e faz parte do terceiro bimestre.

A maratona, que reúne estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e das séries do Ensino Médio, tem três etapas e um prêmio bastante cobiçado: nota 10 na média da disciplina.

COPAVI - Colégio Padre Antonio Vieira

Manhã pedagógica

Atividade aberta para as famílias, a Manhã Pedagógica atividades como arte, contar histórias, feira de livros e música. O evento tem como objetivo aprofundar o relacionamento dos alunos com a literatura. Nesse dia, os estudantes do Ensino Fundamental apresentam, em uma exposição, trabalhos realizados dentro do Projeto de Leitura, que é desenvolvido de forma interdisciplinar.