Educação ou instrução? Conheça a diferença

É comum usarmos no nosso dia a dia as palavras educação e instrução como sinônimos. Inclusive quando nos referimos ao ensino que os alunos recebem na escola ora falamos educação, ora instrução. No entanto, apesar de estarem relacionados e manterem uma interação entre si, os termos educação e instrução representam objetivos diferentes dentro do processo de formação do indivíduo. Vamos, primeiramente, entender em que essas duas palavras diferem entre si.

Educação X instrução: entendendo cada uma delas

Começamos a entender a diferença entre educação e instrução olhando para o objetivo de cada uma delas. Podemos dizer que a instrução está centrada na formação de indivíduos capazes de, por meio da inteligência e do conhecimento adquirido, enfrentar e resolver problemas e buscar soluções para as mais diversas situações.

Já a educação abrange uma visão mais ampla do desenvolvimento do indivíduo como ser social, assumindo como premissa o desenvolvimento de valores humanos, a empatia por seus semelhantes, a apreensão e hierarquização do que vale para o ser humano, seu bem-estar e bem viver.

Entende-se como educado aquele que, tendo aprendido e assimilado os valores que podem satisfazer as necessidades e anseios humanos, incorpora-os na sua vida e personalidade e, assim, é capaz de agir com autonomia, fazendo opções de modo livre e justificável.

O papel da educação e da instrução no mundo atual

A educação está ligada diretamente à sensibilidade como processo cognitivo, ao processo de aprimoramento e humanização, sendo considerada fundamental à formação do ser humano. Dessa forma, entende-se educação como qualquer processo de aperfeiçoamento do sujeito.

Algumas formas com as quais costumamos nos referir à educação são: educação física, voz educada, educação como “boas maneiras” e, até mesmo, como escolarização e formação acadêmica.

Essas duas últimas formas, no entanto, são as que trazem as maiores confusões, na medida em que utilizam educação como sinônimo de instrução, maior desenvolvimento do conhecimento intelectual, escolarização ou aprendizado de uma técnica.

A confusão começa no fato de que, enquanto a educação está ligada à sensibilidade, a instrução está ligada à razão. A instrução é resultado da construção do conhecimento dos vários saberes e tem como objetivo o conhecimento da verdade em todas as suas manifestações, mas carece do aprofundamento nos valores

Os valores da educação e da instrução

A instrução leva à capacidade de observar, testar, relacionar, organizar e sistematizar o conhecimento para transformá-lo em produção cultural. Podemos dizer que o conhecimento intelectual é constituído pelos juízos da realidade e pelos juízos de valores que respondem pela capacidade de avaliação do sujeito.

A ciência é o produto da construção racional do sujeito sobre o real, passando do conhecimento empírico ao científico. Isso representa um esforço na organização do conhecimento pela busca das causas dos fenômenos e suas sistematizações.

A confusão entre os dois termos decorre do fato de entender a educação como apenas decorrente do conhecimento intelectual, deixando de lado o fato de que ela decorre da sensibilidade e que é preciso diferenciar ideias e valores. Se educação e instrução fossem sinônimos, como explicar o comportamento inadequado, a falta de responsabilidade social e a pouca vivência da cidadania em indivíduos intelectualmente tão desenvolvidos?

Isso porque confunde-se educação e escolarização, entendendo-se como educado o indivíduo que é capaz de ler, escrever e dominar as operações da matemática. Se assim fosse, o mais educado seria aquele que tivesse uma formação acadêmica com mais títulos.

Educar e não apenas instruir

O indivíduo instruído é, normalmente, educado pelo conhecimento que possui e que o capacita a enfrentar a vida de modo útil para si e para a sociedade. Isso deve-se ao fato de que o aprimoramento intelectual foi sempre muito valorizado pela sociedade ocidental – uma herança da cultura grega que dava grande importância a esse aspecto.

É importante salientar que a identificação do instruído com o educado acaba desviando o significado da educação, dificultando a compreensão de um fenômeno fundamental na construção do indivíduo. O indivíduo educado assimilou os valores morais e a dimensão da cidadania e da responsabilidade social, não apenas adquiriu escolaridade e títulos acadêmicos.

Educado não é aquele que cursou a universidade, o que domina idioma estrangeiros, o que é capaz de dominar as modernas tecnologias, mas o que se desenvolveu como ser humano. É uma ação que resulta na transformação da própria sociedade, visando levá-la à prática do respeito mútuo, da cidadania e da convivência democrática.

A partir disso, podemos entender que é possível haver o educado não instruído, o instruído não educado e o educado e instruído.

A escola é responsável pela educação ou pela instrução?

Há quem faça essa divisão entre quem é responsável pela educação e quem é responsável pela instrução. O senso comum costuma entender a educação – no modo como vimos acima – como responsabilidade da família, enquanto fornecer a instrução seria papel da escola.

Mas o processo ensino-aprendizagem é uma relação indissociável entre instrução e educação. Como dissociar a apropriação dos conhecimentos pela lógica de uma formação embasada em sentimentos, qualidades e atitudes? Como a escola pode limitar-se com a aquisição do conhecimento sem se preocupar com a aquisição de valores que irão transformar crianças e adolescentes em cidadãos responsáveis e comprometidos consigo e com a sociedade?

É por entendermos que a missão da escola é formar não apenas um indivíduo instruído mas, também, um indivíduo educado para exercer seu protagonismo na vida que os três pilares que sustentam o nosso trabalho aqui no Colégio são: educação, instrução e desenvolvimento emocional. 

Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e no ensino médio, a nossa proposta é promover o desenvolvimento global dos alunos por meio de um ensino de qualidade mas, também, de acolhimento e de reconhecimento das individualidades. Nossa atenção está voltada para os aspectos cognitivo, intelectual, sócio emocional e para o aprimoramento dos valores imprescindíveis na formação de cidadãos comprometidos com um mundo em constante desenvolvimento.