Um pouco sobre a nossa história

Criado na década de 1940, o Colégio Padre Antonio Vieira mantém até hoje os princípios cristãos, que serviram de base para a sua criação, aliados a uma proposta pedagógica que valoriza a preparação do aluno para os desafios da atualidade. O Colégio visa ao desenvolvimento humano acima de tudo, educando para a formação da personalidade e estimulando o compromisso social e o senso de responsabilidade.

Temos como objetivo promover a educação do aluno em todos os seus aspectos, dando condições para que ele possa formar sua escala de valores e seja capaz de diferenciar o essencial do acidental, o principal do secundário. Além da educação, a instrução é valorizada, na medida em que é instruído aquele que é capaz de situar o conhecimento, ter julgamentos sobre ele e aplicá-lo corretamente.

Na medida em que entendemos o homem como um ser dotado de razão, sensibilidade e vontade própria, queremos desenvolver estas competências por meio de nossa ação pedagógica, sem deixar de lado a importância do ajustamento emocional e o desenvolvimento da sociabilidade. Para nós, o aluno deve não apenas sentir-se parte de uma comunidade, mas ter senso crítico em relação a ela e noção de sua responsabilidade dentro desta. Prezamos a liberdade de religião e de pensamento para tornar o mundo melhor e mais humano.

Nossos principais valores são o respeito e a justiça, e neles fundamentamos a nossa ação educativa, no intuito de contribuir para a formação de pessoas capazes de um convívio fraterno entre seus pares, conscientes de sua responsabilidade social e de sua cidadania.